Arapongas amplia qualidade da merenda através da agricultura familiar

EDUCAÇÃO | Em 08/04/2016 às 16h30, atualizado em 11/04/2016 às 14h49 Por Assessoria de Imprensa
Merenda nos CMEIs
A Secretaria Municipal de Educação, através da Central de Merendas,realizou no último dia 6, uma reunião com as diretoras e merendeiras, para tratar de vários assuntos visando avaliar e orientar procedimentos que garantam a qualidade da merenda ofertada nos CMEIS e Escolas Municipais.

Na oportunidade foram abordados temas que tratam principalmente sobre as diversidade de gêneros que compõem os valores nutricionais e a variedade do cardápio servidos aos alunos da rede Municipal de Ensino, com destaque para os novos itens que serão acrescentados na merenda escolar deste ano, através da agricultura familiar.

Agricultura Familiar

Conforme a secretária de Educação, Elizabete Humai de Toledo, um dos fatores que vêm contribuindo para uma merenda de qualidade são os produtos adquiridos através da agricultura familiar, que neste ano estará incluindo 18 variedades de hortaliças, 8 variedades de frutas, bebida láctea, leite pasteurizado, queijo minas, pão caseiro, polpa de fruta congelada, mandioca descascada e milho verde, valorizando desta maneira a essência da merenda escolar e facilitando o trabalho das merendeiras.

A secretária destaca ainda a importância da agricultura familiar não só para o enriquecimento do cardápio da merenda, como também para a valorização das cerca de 70 famílias de agricultores que participam do programa. Ela cita algumas vantagens para estes produtores, como o incentivo ao desenvolvimento econômico rural,através da garantia de comercialização dos gêneros produzidos, incentivo à organização, cooperação e formalização, aumento da renda familiar e diminuição do êxodo rural.

“Ao adotar esta prática, o município está valorizando os produtos da agricultura familiar que são de excelente qualidade e ao mesmo tempo incentivando os produtores”, resumiu Elizabete, acrescentando que, além das hortaliças e frutas que são entregues pela agricultura familiar, existem aquelas adquiridas através de licitação, por não serem produzidas na região.

O prefeito padre Beffa parabenizou a Secretaria de Educação em ampliar a qualidade da merenda com produtos da agricultura familiar.”Desta maneira, estamos garantindo aos alunos as necessidades nutricionais para contribuir na sua aprendizagem e rendimento, bem como promovendo hábitos alimentares saudáveis”, avaliou o prefeito.

Fórmulas Infantis

Finalizando, ela também informou que a Secretaria de Educação continua com o fornecimento das fórmulas infantis para crianças de até 2 anos de idade, com o sal marinho, que é mais saudável por conter menos sódio e com o macarrão grano duro, o qual tem uma qualidade muito maior do que macarrão comum.

No final da reunião também foi anunciada mais uma etapa de formação das merendeiras, cujo tema será: "Restrições alimentares", tendo em vista as crianças com diabetes, intolerâncias alimentares, alergias a conservantes,com data e locais a serem definidos.

Reunião com diretoras e merendeiras
Lanche servido para alunos do EJA