Secretários municipais apresentam projeto da BR 369 ao ministro dos Transportes em Brasília

TRÂNSITO | Em 24/02/2016 às 17h05, atualizado em 24/02/2016 às 17h11 Por Assessoria de Imprensa
O secretário de Segurança Pública e Trânsito, Antonio Aparecido de Oliveira, o secretário de Governo, Alcides Livrari Junior e o vereador Aroldo Pagan foram recepcionados em Brasília pelo ministro dos Transportes, Antônio Carlos Rodrigues, e pelo deputado federal Luiz Nishimori, nesta quarta-feira, 24.

Na oportunidade, secretários e vereador apresentaram um amplo estudo do trânsito de Arapongas, especificamente em toda extensão da BR 369 que passa pelo perímetro urbano, o qual analisa um conjunto de ações visando a reformulação dos acessos, reestruturação da sinalização, bem como implantação de lombadas eletrônicas, transposição da ferrovia, entre outros.

Ainda durante a audiência foi realizado uma exposição, através de vídeos e imagens, que evidenciou diversas situações de risco nos acessos da BR 369, onde ciclistas e pedestres se arriscam entre carros e motos para atravessar a via. O vídeo também apresentou a concentração de veículos e motocicletas enquanto o trem cruza a cidade, ressaltando a disputa por espaço entre os condutores após a passagem do trem.

De acordo com o secretário de Segurança e Trânsito, o estudo atende também a uma das determinações do prefeito Padre Beffa, que recentemente recepcionou uma comitiva de trabalhadores das indústrias de móveis. Na ocasião, a comitiva protocolou um pedido de melhorias no cruzamento de acesso à BR 369 localizado em frente as empresas Simbal e Aramóveis, onde existe um grande fluxo diariamente.

“Solicitamos o apoio do Governo Federal para proporcionar melhorias significativas no trânsito de Arapongas visto que, o risco de acidentes é diário naquela localidade por se tratar de uma via de fluxo intenso. Além disso, a BR 369 conta com grande número de empresas em suas marginais, portanto é o principal acesso entre os bairros mais populosos do município e os Parques Industriais. É uma travessia perigosa, onde ciclistas e pedestres se arriscam entre caminhões, carros e motos. O estudo apresentado visa solucionar essa questão que se arrasta durante anos, pois precisamos garantir a segurança e bem estar da população”, destacou o secretário Antonio Aparecido de Oliveira.

O secretário de Governo Alcides Livrari Junior ressalta que o momento foi propício para apresentar as demandas emergenciais, bem como, solicitações apresentadas pela comunidade. “Precisamos buscar incansavelmente todo o apoio necessário para atender às demandas. Foi um encontro proveitoso, no qual foi evidenciada a real situação do trânsito no município às autoridades federais, e ainda foram solicitados recursos para iniciar um importante projeto”, afirmou.