Ir para o conteúdo principal
Facebook Youtube Instagram
Acessibilidade Fundo Padrão Fundo Preto - Alto Contraste

PORTAL COVID-19 / VACINAÇÃO COVID E INFLUENZA

Arapongas recupera 300 km de estradas rurais

AGRICULTURA | Em 16/02/2016 às 14h11, atualizado em 16/02/2016 às 14h33 Por Assessoria de Imprensa
As ações realizadas pela Secretaria de Agricultura, Serviços Públicos e Meio Ambiente visando a readequação das estradas rurais e levantamento do leito têm garantido o seu bom estado, mesmo com as chuvas intensas nesse início de ano. Em dois anos de trabalhos as equipes recuperaram aproximadamente 300 km de estradas rurais, proporcionando grandes melhorias aos moradores e proprietários rurais no deslocamento de pessoas, transporte escolar e escoamento da safra.

O secretário da SEASPMA, Vanderlei Carlos Sartori Junior, destaca que as ações realizadas foram de readequação, ou seja, uma correção nas estradas e leitos que refletirá positivamente na manutenção das vias rurais. “Vale ressaltar que o trabalho recuperou as estradas e eliminou o que ocasionava a deterioração das mesmas. Com a readequação e levantamento do leito das estradas, as chuvas não causam mais graves transtornos, já que os trabalhos visaram o escoamento e drenagem da água”, explicou o secretário.

Ainda de acordo com o secretário três fatores foram cruciais durante todo o trabalho desenvolvido em 2014 e 2015. “Os novos maquinários foram determinantes para agilizar e possibilitar o trabalho nas estradas rurais. Na atual gestão foram adquiridos três pás carregadeiras, uma mini-pá carregadeira, um rolo compressor, cinco caminhões truck e um caminhão pipa. Outro fator decisivo foi a democratização das decisões acerca das prioridades, uma vez que, o próprio Conselho de Desenvolvimento Rural do município definiu o cronograma das atividades. E por fim, o empenho das equipes de trabalho, que não mediram esforços para atender as demandas em diferentes localidades rurais”, frisou Vanderlei.

O produtor rural da Gleba Orle, Francisco Stramowski, relata que os trabalhos realizados para readequação das estradas rurais corresponderam às necessidades dos agricultores e comunidade geral. “Foi um trabalho muito bem feito aqui na região, ficou excelente. Principalmente na estrada que liga o Campinho ao Orle que encontrava-se em difíceis condições. É claro que após esse período de chuva intensa alguns reparos serão necessários, mas o trabalho de readequação realizado impediu que houvesse grandes prejuízos nas estradas rurais”, declarou o produtor.

Segundo o diretor de Agricultura, Carlos Helbel, agrônomo da SEASPMA, a prioridade neste início de 2016 tem sido recuperar as pontes que foram danificadas pelas fortes chuvas e os pequenos estragos nas estradas rurais. “O trabalho realizado durante dois anos impediu prejuízos consideráveis nas estradas rurais do município, não havendo interrupção no tráfego. Por isso, nesse momento nossa prioridade são as pontes rurais, estamos empenhados para solucionar esta questão para então dar continuidade ao cronograma definido pelo Conselho”, disse o diretor.

“Arapongas conta com 368 km de estradas rurais, sendo assim, fica evidente o trabalho louvável que as equipes da SEASPMA têm realizado, pois destes, 300 km já foram readequados em dois anos. Uma ação muito importante e positiva graças à participação do Conselho que conta com as sugestões dos moradores e entidades ligadas à agricultura. Parabenizo a todos pelos resultados que essa união tem proporcionado aos moradores da zona rural. Esse trabalho, além de gerar tranquilidade no tráfego, ainda evitou que as fortes chuvas causassem grandes transtornos nas estradas”, declarou o prefeito Padre Beffa.

Estradas Rurais readequadas entre 2014 e 2015:
- Aliança
- Araguari
- Bandeirantes
- Bocaiuva
- CETEC
- Colônia Esperança (estradas nas proximidades)
- Coqueiral
- Estrada da Sonia
- Estrada Velha Aricanduva
- Estrada Velha do Campinho
- Giocondo
- Ilha
- Lajeado
- Mantiqueira
- Marginal PR 444
- Mileski
- Myake
- Novo Mundo
- Orle
- Pelé (limpeza caixas d’água)
- Ponte Seca
- Taiuva
- Waldriche


ÚLTIMAS NOTÍCIAS







Endereço da página com a matéria completa:
https://www.arapongas.pr.gov.br/2998_noticia_arapongas-recupera-300-km-de-estradas-rurais

Voltar ao Topo do Site