Pesquisa revela Arapongas como destaque nacional em qualidade de vida

ADMINISTRAÇÃO | Em 20/11/2015 às 15h31, atualizado em 20/11/2015 às 20h11 Por Assessoria de Imprensa
A Cidade dos Pássaros foi apontada por uma pesquisa feita pela Revista ISTOÉ e a consultoria Austing Rating como a 3º melhor cidade do Paraná entre as cidades de médio porte com até 200 mil habitantes. Na classificação geral, entre as mais de 5 mil cidades do país, Arapongas aparece na 83ª colocação.

O levantamento inédito mostra como cada uma das 5.565 cidades do Brasil foram classificadas em indicadores sociais, fiscais, econômicos e digitais, com base em mais de 500 itens de informação. Os dados foram compilados até 2014 e ainda utilizados os relatórios enviados pelos municípios à Secretaria do Tesouro Nacional (STN), órgão responsável por receber as informações e fiscalizá-las.

Para se chegar ao resultado, a Austin Rating, empresa responsável pelo estudo que resultou no ranking, analisou as contas de 5.565 municípios — 133 de grande porte, 475 de porte médio e 4.957 de pequeno porte -, elaborando a partir daí, um índice que mediu as ações no âmbito fiscal, que se refletem no campo econômico e, por sua vez, refletem nas áreas social e digital.

“Arapongas só tem a ganhar com a divulgação destes números tão positivos anunciados por uma revista de credibilidade em todo país. Notícias como estas atraem investidores e pessoas visionárias que querem crescer com a cidade, além é claro, de nos mostrar que estamos no caminho certo em relação à administração”, disse o prefeito Padre Beffa.

O prefeito lembrou ainda dos números positivos que foram divulgados este ano a respeito da queda no Índice de Vulnerabilidade Social (IVS) na cidade, um dos municípios com maior queda do Paraná. O IVS de Arapongas caiu de 0,253 para 0,162, o que colocou o município na 13ª posição entre as cidades paranaenses com menor índice, graças a políticas públicas e legislação voltadas para a área de assistência social nos últimos anos.

“Contra fatos não há argumentos e os números estão aí pra quem quer ver. Uma administração comprometida com o povo e com a transparência pública é o caminho para levar nossa cidade para voos cada vez mais altos”, finalizou o prefeito.

Para ver o ranking completo das melhores cidades do Brasil, acesse o link: www.melhorescidadesdobrasil.com.br