PORTAL COVID-19 / VACINAÇÃO COVID E INFLUENZA

Arapongas mantém alerta contra a Gripe H1N1

Saúde | Em 12/07/2012 às 08h00 - Por Assessoria de Imprensa
Arapongas está em alerta contra Gripe H1N1
Apesar de ter superado a meta de vacinação durante a fase municipal da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe H1N1 (Influenza), a Secretaria Municipal de Saúde de Arapongas está em estado de alerta contra o avanço da doença na região. Até agora o município registrou 4 casos suspeitos, sendo que apenas um foi confirmado e após o tratamento já está fora de perigo. “Podemos dizer que a situação em nossa cidade está sob controle e o único caso registrado foi de uma criança, que não havia tomado a segunda dose da vacina”, complementou a secretaria de Saúde, Juliana Canassa.

A secretaria também tranqüiliza a população, destacando que a Secretaria de Saúde está preparada para atender eventuais casos da Gripe H1N1 e atualmente o órgão está aplicando a segunda dose da vacina para crianças de 6 meses a 2 anos de idade.”Em caso de suspeita a pessoa deve procurar o posto de Saúde mais próximo de sua residência ou o Plantão 24 Horas, que temos toda estrutura necessária para o atendimento, lembrando que a Secretaria de Saúde não dispõe de doses extras da vacina, apenas o suficiente para a segunda dose das crianças”, frisou a secretária.

Outro fator importante que a população deve ficar atenta é na questão da identificação dos sintomas da Gripe H1N1 e nas medidas de prevenção. Os sintomas são febre repentina, tosse, dor de garganta e cabeça, dores musculares, nas articulações e nas costas, falta de ar, cansaço e calafrio. As medidas de prevenção continuam sendo lavar bem as mãos frequentemente com água e sabão, evitar tocar os olhos e nariz após contato com superfícies, não compartilhar objetos pessoais, cobrir a boca e o nariz com o antebraço ou lenço descartável ao tossir ou respirar e manter ambientes arejados, com portas e janelas abertas.

Conforme boletim da Secretaria de Estado da Saúde, até agora o Paraná registrou 588 casos da gripe H1N1, com um total de 14 mortes. As regiões mais afetadas são as de Curitiba, Foz do Iguaçu e Campo Mourão.