Arapongas realiza abertura da Semana Nacional de Trânsito

TRÂNSITO | Em 18/09/2015 às 16h53, atualizado em 18/09/2015 às 16h59 Por Assessoria de Imprensa
A Prefeitura de Arapongas, através da Secretaria de Segurança Pública e Trânsito, em parceria com a Secretaria de Educação, Ciretran, Escola Pública de Trânsito do Detran, Conselho Comunitário de Segurança e Bem Estar Social e a Polícia Militar, lançou nesta sexta-feira, 18, a Semana de Trânsito em Arapongas com o tema "Seja você a mudança no Trânsito”.

Entre as atividades da semana estão várias ações, como palestras para diferentes públicos, campanhas e blitz educativas e ações de conscientização da Lei Seca. O objetivo é promover a mobilidade segura, priorizando ações que concorram para o resgate da cidadania no trânsito e o desenvolvimento no convívio social no espaço público.

Na oportunidade o prefeito Padre Beffa falou sobre os importantes dados que apontam a redução no número de acidentes no perímetro urbano do município, e orientou as crianças sobre a conscientização da família e comunidade. “As crianças aprendem rápido e precisam disseminar essas informações onde estiverem. Chamem a atenção dos seus pais quando os mesmos adotarem posturas que colocam em risco a segurança de vocês e demais condutores no trânsito. Precisamos que estes dados sejam otimizados constantemente e para tanto, precisamos da educação, conscientização e posturas adequadas no trânsito”, destacou o prefeito.

Para o secretário de Segurança Pública e Trânsito, Antonio Aparecido de Oliveira, a Semana Nacional de Trânsito tende a despertar a conscientização da população araponguense. “Trabalhamos incansavelmente para proporcionar um trânsito seguro à população, são ações diárias, estudos e planejamentos. Porém, para se obter segurança é crucial posturas corretas de condutores e pedestres. Por isso, ações educativas e de conscientização são essenciais”, evidenciou o secretário.

A secretária de Educação, Elizabete Humai de Toledo, reiterou o pedido do prefeito e pediu que as crianças sejam semeadoras do conhecimento em suas casas. “Recebemos textos incríveis durante o Concurso de Poesias, notamos tamanha conscientização das nossas crianças. Espero que vocês transmitam sempre a importância de atitudes corretas no trânsito. Aproveito para parabenizar todos os nossos alunos que participaram do Concurso de Poesias”, disse a secretária.

O Concurso de Poesias 2015 foi realizado com as 56 turmas de quintos anos de todas as Escolas Municipais, totalizando 1295 inscritos, dos quais os três primeiros colocados foram premiados com bicicletas, cedidas pelo Conselho de Segurança Pública e Bem Estar. O primeiro colocado foi Emanuel Francisco Candido Santos, aluno da Escola Municipal José Bernardo dos Santos. Em segundo lugar a aluna Livia Branco Lucato, da Escola Municipal Professora Antonica Giroldo Franciosi. E o terceiro lugar ficou com Isabelle Santiago Vicente, aluna da Escola Municipal Professora Aleydah Costa Santos Oliveira.