Ir para o conteúdo principal
Facebook Youtube Instagram
Acessibilidade Fundo Padrão Fundo Preto - Alto Contraste

PORTAL COVID-19 / VACINAÇÃO

I Festival Gastronômico de Arapongas supera expectativas

SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL | Em 14/09/2015 às 17h21, atualizado em 14/09/2015 às 17h22 Por Assessoria de Imprensa
Durante os dois dias de evento a população araponguense marcou presença no I Festival Gastronômico de Arapongas. Com um público estimado de 20 mil pessoas, o festival apresentou além de novos sabores, um ambiente de lazer com música, apresentações artísticas com a participação do FESTAR e muito mais para a população que esteve no local. Aos chefs que foram para a rua e levaram seus melhores pratos, o I Festival Gastronômico de Arapongas proporcionou um momento único para o setor, promovendo de fato a gastronomia araponguense.

“Um sonho realizado”, declarou a idealizadora do festival e secretária de Segurança Alimentar e Nutricional, Vera Lucia de Oliveira, durante seu pronunciamento na abertura oficial do evento, e continuou. “Me emocionei e agradeci muito a Deus, quando acordei e vi esse tempo propício para realização de tudo que preparamos com muito carinho. A realização de um sonho que se torna possível hoje, graças ao comprometimento da comissão e apoio de muitas pessoas envolvidas nesse grande projeto. Meus sinceros agradecimentos a todos e um ótimo festival”, frisou a secretária.

Ainda na abertura o prefeito Padre Beffa destacou que Arapongas é uma cidade pujante, sendo destaque em vários setores e agora na gastronomia. “Um grandioso evento que fomenta o setor gastronômico do nosso município. Parabéns a todas as Secretarias envolvidas e todos que prestigiam esse grande momento, participando do festival com seus melhores pratos. Desejo que este seja o primeiro de muitos festivais, pois um importante evento como este deve ser uma tradição em Arapongas”, enfatizou o prefeito.

Na noite de sábado, os pratos elaborados pelos chefs para o I Festival Gastronômico de Arapongas, foram avaliados por um júri técnico organizado pela Câmara da Mulher Empreendedora. Na categoria Prato, a vencedora foi a Cachaçaria Água Doce com Escondidinho de Carne de Sol, enquanto na categoria Doces o título ficou a Sucréene Doceria Artesanal com o Cup Cake de Pistache e Oreo e na categoria Sanduíches o vencedor foi o Empório Bella Vita Gourmet com o Sanduíche Indiano.

A secretária, Vera Lúcia de Oliveira, relata que o festival superou as expectativas. “Foi um evento maravilhoso. Agradeço a população que acreditou e prestigiou o festival, durante os dois dias contamos com a grande participação da comunidade. Meus agradecimentos aos chefs e restaurantes que se envolveram de tal forma, que diante a venda total, no primeiro dia de evento, do que estava programado para os dois dias de festival, eles passaram a noite trabalhando para servir a população também no domingo. Posso dizer que estamos em estado de graça, e só temos que agradecer a todos pelo apoio e participação no I Festival Gastronômico de Arapongas, que foi um sucesso”, declarou.

O secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Pedro Nazário, destaca que o evento foi de extrema importância para o setor, além de incentivar o turismo gastronômico. “Agradeço a todos pelo apoio durante os preparativos do evento. O I Festival Gastronômico de Arapongas será um divisor de águas na história da gastronomia araponguense, pois daqui em diante o comércio e o turismo do setor terão um grande diferencial”, disse o secretário.


I Festival Gastronômico de Arapongas muda realidade de profissionais do setor

Entre os chefs que participaram do festival, Alex Fernando Menqui, que morou 20 anos na Inglaterra, onde se profissionalizou como chef de cozinha, conta que o I Festival Gastronômico de Arapongas foi extremamente produtivo e gerou muitos resultados para o seu restaurante. Localizado no Conjunto Flamingos o restaurante passava por momentos difíceis diante a crise nacional.

“Eu e minha esposa estamos até agora sem palavras com tudo de maravilhoso que aconteceu no festival, foi incrível. Lembrou muito os festivais europeus, aquele ambiente agradável, com música e tudo mais, pensei até que estava na Inglaterra. Durante o festival vendemos muito, não sobrou nada, foi um impulso muito grande para nosso restaurante e o retorno continua. Hoje mesmo (14-09), recebemos duas pessoas que vieram conhecer melhor nosso trabalho, muitas pessoas ligando também. Sem palavras para mensurar os benefícios do festival em nosso restaurante. Estamos muito contentes, poderia ter todos mês Festival Gastronômico em Arapongas”, declarou o chef.

O I Festival Gastronômico de Arapongas é uma realização da Secretaria de Segurança Alimentar e Nutricional que em parceria com a Secretaria de Comércio, Indústria e Turismo organizou todos os detalhes do evento e contou ainda com o apoio da Câmara da Mulher Empreendedora, do CHEF Paulo Sartorio, que tem experiência de participação em outros festivais, e da arquiteta Jacqueline Lopes, especialista em arquitetura de interiores que desenvolveu o projeto arquitetônico. Para a realização do festival contou ainda com o apoio das Secretarias de Esporte, Cultura, Obras, Saúde, Meio Ambiente e Diretran.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS







Endereço da página com a matéria completa:
https://www.arapongas.pr.gov.br/2410_noticia_i-festival-gastronomico-de-arapongas-supera-expectativas

Voltar ao Topo do Site