Curso gratuito de padeiro está na reta final em Arapongas

SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL | Em 31/08/2015 às 15h12, atualizado em 31/08/2015 às 21h19 Por Assessoria de Imprensa
A Prefeitura de Arapongas, através da parceria entre a Secretaria de Segurança Alimentar e Nutricional e o Serviço Nacional de Aprendizagem da Indústria (SENAI) está formando mais uma turma no curso gratuito de padeiro. Os alunos já estão na reta final do curso de 200 horas, que teve início em julho. Durante esse período já concluíram a fase teórica, que abordou as disciplinas de segurança pessoal, higiene e segurança alimentar. Nessa reta final, os alunos colocam em prática todo conhecimento no preparo de produtos de panificação tais como pães, biscoitos, salgados, entre outros.

Entre os alunos Eliane Aparecida de Oliveira, Elisangela Souza e Dirce Aparecida Costa Rodrigues já desempenham as atividades de panificação para contribuir com a renda familiar. “Aprendemos uma grande diversidade de receitas. Além disso, a decoração da massa, a forma ideal de montar uma mesa, vários tipos de recheio e cobertura, entre outros. Os cliente já têm notado e reconhecido o trabalho realizado durante o andamento do curso, já que estamos oferecendo mais variedades nos alimentos que preparamos”, declarou Dirce.

Segundo o instrutor, Marildo Nogueira da Silva, o curso orienta os alunos desde a pesagem da massa, o preparo, textura até a modelagem e apresentação da mesa. “Com o conhecimento adquirido aqui os alunos poderão contribuir significativamente com a renda familiar, pois são apresentados uma grande variedade de pães para fabricação e comercialização”, destacou o instrutor.

A secretária de Segurança Alimentar e Nutricional, Vera Lucia de Oliveira, destaca que o objetivo do curso tem sido alcançado. “O nosso intuito é preparar e certificar os alunos para que possam exercer as atividades com aprimoramento através da prática e sendo assim, reconhecidos e valorizados no mercado de trabalho. Antes mesmo do curso terminar já evidenciamos o reconhecimento de algumas alunas que já trabalham no setor”, disse a secretária.

Para o prefeito Padre Beffa o curso gratuito cria oportunidade para que os interessados tenham acesso a uma especialização profissional, proporcionando melhorias de vida para suas famílias. “O conhecimento e a especialização são essenciais no mercado de trabalho e quando estes são possibilitados de forma gratuita, o aprimoramento do cidadão é garantido. Parabéns a todos pela dedicação durante o curso, desejo que o conhecimento adquirido seja um divisor de águas na vida dessas famílias”, concluiu o prefeito.