Prefeitura anuncia abertura de Pronto Atendimento Municipal 18 horas Centro

SAÚDE | Em 14/08/2015 às 17h08, atualizado em 14/08/2015 às 17h08 Por Assessoria de Imprensa
Durante coletiva de imprensa na tarde desta sexta-feira, 14, o prefeito Padre Beffa e o secretário de Saúde, Antonio Garcez Novaes Neto, anunciaram o projeto que visa a abertura de um Pronto Atendimento Municipal 18 horas Centro. O estabelecimento de saúde irá atender a população no complexo do Centro de Especialidades Jaime de Lima, correspondendo a demanda da comunidade. Por isso, a mudança no horário de atendimento no PAM 18 horas do Palmares e Petrópolis, deverá ocorrer somente após a abertura do PAM 18 horas Centro.

De acordo com o secretário de Saúde, o projeto do 18 horas Centro vem sendo estudado há algum tempo por profissionais que analisam a infraestrutura, bem como a equipe necessária para prestar atendimento e insumos. Mas diante o anseio da população a administração optou por antecipar o anúncio do projeto que está em fase de planejamento. Conforme os estudos dos profissionais da saúde, com a abertura do PAM 18 horas Centro a demanda nos 18 horas Palmares e Petrópolis tendem a diminuir ainda mais após as 22 horas, viabilizando então a mudança de horários nesses estabelecimentos de saúde.

“É importante ressaltar que nossa equipe realizou um estudo para qualquer mudança no horário de atendimento nos 18 horas Palmares e Petrópolis, o qual permitiu evidenciar que após o horário das 22h não há muita procura de urgência/emergência na região. Vale lembrar que com isso estaremos otimizando o trabalho de Atenção Básica, visando o atendimento em saúde preventiva. A meta é aumentar consideravelmente o número de consultas que hoje chega a pouco menos de 50 por semana, passando para mais de 150 consultas”, explicou o secretário de Saúde, Antonio Garcez Novaes Neto.

Ainda conforme o secretário, o projeto que irá viabilizar a abertura do PAM 18 horas Centro foi acelerado diante o pedido da população. “O prefeito Padre Beffa e toda a Secretaria de Saúde tem um compromisso com a população araponguense. Por isso, estamos acelerando o projeto de abertura do 18 horas Centro para depois disso, colocar em prática o projeto de melhorias na Atenção Básica nos dois 18 horas citados”, frisou o secretário.

O prefeito Padre Beffa destacou o comprometimento da equipe que tem trabalhado incansavelmente em muitos projetos na área da Saúde a fim de otimizar o atendimento à população. “Estamos aqui para servir e ouvir a comunidade, somos servidores e buscamos ouvir de forma democrática os anseios da população. Sendo assim, mesmo com todo o estudo, vamos aguardar a abertura do 18 horas Centro para colocar em prática a mudança no horário de atendimento. Lembrando sempre nosso respeito com os araponguenses, pois estamos empenhados em promover melhorias significativas na Saúde, exemplo disso é o projeto da Vila da Saúde, que visa a construção do PAI 24 horas, Farmácia 24 horas e Laboratório”, declarou o prefeito.

Na oportunidade foi anunciado ainda o funcionamento da Farmácia 24 horas nas dependências da Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24 horas), que em breve irá fornecer medicamentos de urgência e emergência para a população. A Farmácia 24 horas na UPA irá corresponder a demanda enquanto o projeto da Vila da Saúde segue em andamento.

O vice presidente da Câmara dos Vereadores, Toninho da Saúde, destacou ainda que diante a mudança nos 18 horas Palmares e Petrópolis a melhoria da Atenção Básica irá fornecer o acompanhamento médico aos trabalhadores, na realização de exames e doenças crônicas, após o horário de trabalho.

O coordenador médico do município, Endi Takeda, explicou que o horário de atendimento eletivo será estendido com a mudança de horário nos 18 horas. “Vale ressaltar que são dois serviços distintos, temos urgência/emergência e saúde preventiva. No que compete a saúde preventiva a mudança irá significar um maior acompanhamento do Programa Saúde da Família (PSF), e respectivamente iremos readequar os dois serviços”, concluiu o médico.