Em Arapongas, gestantes e recém-nascidos estão seguros com o “Mãe Araponguense”

SAÚDE | Em 31/07/2015 às 16h38, atualizado em 31/07/2015 às 18h27 Por Assessoria de Imprensa
Rosimeire e a filha Lara: acompanhamento trouxe tranquilidade.
A auxiliar geral Nilva Pereira da Silva deu à luz a Nicolly há cerca de 10 dias. Ela, que já tem dois filhos, está vivendo um momento totalmente diferente da maternidade. “Quando tive os dois primeiros, não tive todo o apoio que estou tendo agora, era muito diferente. Agora nos sentimos a vontade, temos um bom atendimento, ajudam a gente com tudo, é excelente”, diz a mãe. Nilva, que é assistida pelo “Mãe Araponguense” desde o pré-natal, agora recebe os atendimentos direcionados aos primeiros meses do bebê através de oficinas e orientações. “Tenho tudo disponível na mão e não preciso pagar nada”, conclui.

O Programa “Mãe Araponguense” veio para transformar a história e mamães e bebês no município. Criado em 2013 nos moldes do programa Mãe Paranaense, o “Mãe Araponguense” tem a missão de prestar um atendimento com excelência tanto para gestantes durante a fase do pré-natal, bem como para o recém-nascido e até o primeiro ano de idade da criança, garantindo assim uma ampla assistência sistematizada e individualizada, com foco na segurança das pacientes.

O trabalho envolve diversos setores da saúde, desde as Unidades Básicas de Saúde ao Cisam e também parceiros como a Santa Casa, SAMU e GRAER, unificando vínculos do sistema de saúde do município e viabilizando acessibilidade no atendimento, priorizando a vida que nasce em Arapongas.

A costureira Rosimeire da Silva é outra mãe araponguense que usufrui do programa materno infantil junto da filha Lara, de quatro meses de idade. Ela conta que em todo o processo da gravidez pôde contar com profissionais dedicados e atenciosos, e reconhece a importância deste trabalho. “Tive todo o acompanhamento, fiz exames e pude ficar tranquila em saber que a equipe estava atenta a tudo que se passava comigo e com meu bebê”, disse Rosimeire.

Para o médico ginecologista e obstetra Dr. Guilherme Buzalaf Neto, Arapongas está a frente das cidades de toda a região no atendimento às mães e recém-nascidos. “Nenhuma cidade que atendo na região tem o que Arapongas tem no que se refere a este tipo de assistência. Esse acompanhamento é de extrema importância para segurança de mães e crianças”, afirma o médico.

De acordo com o secretário municipal de Saúde Antonio Garcez Novaes Neto, os resultados do programa “Mãe Araponguense” em dois anos e meio de atuação são para se comemorar. “O resultado mais importante foi zerar a mortalidade materna no município, além de reduzir em 30 por cento a mortalidade infantil”, festeja o secretário, que na última quinta-feira, 30, esteve em Curitiba com o secretário Estadual de Saúde em exercício Sezifredo Paulo Alves Paz para protocolar um pedido de urgência para a instalação de uma UTI neonatal em Arapongas, o que deve potencializar ainda mais a ação do “Mãe Araponguense”. O pedido de Arapongas teve o apoio da ASSEMPA — Associação de Entidades de Mulheres do Paraná, através de sua representante Rosalina Batista.

Para o prefeito Padre Beffa, o “Mãe Araponguense” além de um compromisso de campanha, é um compromisso com a saúde do povo do município. “Neste governo temos nas pessoas, no ser humano, o foco central de todas as ações, com atenção especial para aqueles que mais necessitam e este programa de atendimento é apenas uma parte das melhorias que temos realizado na saúde de Arapongas”, afirma o prefeito.

Nilva com a filha Nicolly. "Tenho tudo disponível na mão e não preciso pagar nada".
Dr. Guilherme Buzalaf. Segurança para mães e crianças.
Secretário municipal em Curitiba pede urgência em instalação de UTI neonatal.