PORTAL COVID-19 / VACINAÇÃO COVID E INFLUENZA

Alunos da rede municipal de ensino estudam a óptica do olho humano na prática

EDUCAÇÃO | Em 27/07/2015 às 14h04, atualizado em 27/07/2015 às 14h07 Por Assessoria de Imprensa
As aulas de Ciências nos 5º anos da Escola Municipal Profª Alzira Horvatich despertaram a curiosidade e prenderam a atenção dos alunos na última semana. A professora da disciplina, Fernanda Cristina Precinotto Molinari, realizou uma experiência com olho de boi para explicar a óptica do olho humano aos alunos. A dissecação do olho do boi ajudou os estudantes a similar o conteúdo, devido as várias semelhanças que este possui com o olho humano, de forma que o mecanismo da visão humana e alguns conceitos de óptica foram evidenciados por cerca de 150 alunos da escola.

De acordo com a professora Fernanda, a estrutura do corpo humano faz parte da grade curricular da disciplina de Ciências, por isso a experiência buscou trabalhar de forma prática a estrutura do olho do boi. “Os alunos assimilaram muito bem o conteúdo através da prática, pois é uma forma de fazer com que eles não esqueçam o aprendizado. Eles compreenderam toda a estrutura e funcionamento do olho humano através do olho do boi, tiveram contato com córnea, cristalino, íris, húmor líquido e vítreo, entre outros. E vem mais aula prática por aí, é uma experiência que resulta em muito conhecimento”, destacou a professora de Ciências.

Os alunos aprovaram a experiência e entusiasmados já questionam a professora quando será a próxima aula prática. Bruna da Silva Vieira, 10 anos, conta que aprendeu muito com a experiência. “Foi uma aula bem diferente, gostei muito e aprendi muitas coisas também”, declarou a aluna. As seis turmas de 5º ano da escola municipal tiveram a aula prática com o olho do boi e segundo a professora Fernanda, foi um aprendizado inesquecível para todos esses alunos.

A secretária de Educação, Elizabete Humai de Toledo, parabenizou a iniciativa da professora e ressaltou a importância de desenvolver os conteúdos de uma forma que facilite e incentive o aprendizado dos alunos. “Mais uma vez, vemos o comprometimento e empenho dos nossos professores, que se preocupam de fato com o aprendizado e desenvolvimento dos alunos”, disse.