Controle de Endemias divulga resultado do último LIRA em Arapongas

SAÚDE | Em 14/07/2015 às 14h32, atualizado em 14/07/2015 às 14h32 Por Assessoria de Imprensa
A coordenação do Controle de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde concluiu o Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes Aegypti (LIRA), realizado entre os dias 6 e 9 de julho e que apontou um índice de 0.2%, considerado bem abaixo do que preconiza a Organização Mundial de Saúde, que é de 1.0%.

O Controle de Endemias avaliou a queda dos índices de proliferação do mosquito transmissor da Dengue em Arapongas, como resultado dos esforços conjuntos entre as Secretarias municipal e estadual de Saúde durante os meses de março e abril deste ano, quando o município enfrentou um sério risco de epidemia de Dengue.

Conforme avalia o Controle de Endemias, aqueles foram os piores meses no que compete a números de casos de Dengue na cidade e desde então as notificações vêm diminuindo, citando como exemplo os meses de junho, com 12 casos positivos e julho, com nenhum positivo até agora.

Mesmo assim o Controle de Endemias continua na sua estratégia de combate à Dengue, utilizando todos os recursos disponíveis e pedindo que a população, não relaxe a atenção para o perigo e continue tomando medidas preventivas contra a doença.

Sobre a atualização dos números da Dengue, que vem sendo divulgada semanalmente pela Secretaria Municipal de Saúde, até o dia 13 de junho, haviam 320 casos confirmados da doença e 1025 casos suspeitos, sendo que o aumento de uma semana para outra, ainda se deve aos resultados de exames feitos em meses anteriores, cujo resultados só estão chegando agora.