XI Conferência Municipal de Saúde aconteceu em Arapongas

SAÚDE | Em 14/07/2015 às 09h32, atualizado em 14/07/2015 às 13h11 Por Assessoria de Imprensa
Nesta sexta-feira, 10, aconteceu a abertura da XI Conferência Municipal de Saúde, que mesmo com chuva forte contou com a participação da comunidade nos dois dias de conferência a qual teve como tema “Saúde Pública de Qualidade para os Araponguenses”. O Conselho Municipal de Saúde, em parceria com a Prefeitura de Arapongas e Secretaria de Saúde, realizou a conferência com o objetivo de reafirmar, impulsionar e efetivar os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde — SUS, a fim de estabelecer um fórum de nível municipal aberto a todos os segmentos da sociedade para debater as questões relacionadas a saúde da comunidade araponguense.

O presidente do Conselho Municipal de Saúde, Antonio Martins dos Santos, agradeceu a presença de todos e declarou aberta a XI Conferência Municipal de Saúde. O secretário de Saúde, Antonio Garcez Novaes Neto, destacou a importância do SUS e a luta de todos os brasileiros ao longo dos anos, ressaltando que a luta em busca de melhores condições é contínua.

“Quero aproveitar o momento para prestar uma homenagem a todos os profissionais de saúde, que não medem esforços para prestar o atendimento que o cidadão procura. Estamos buscando recursos no Estado para otimizar o atendimento, agora estamos recebendo uma ambulância e uma van. Em breve, iniciaremos a construção do Pronto Atendimento Infantil (PAI), que é uma prioridade do prefeito Padre Beffa e será viabilizada com recursos que a Câmara de Vereadores irá repassar para o executivo, resultado da economia do legislativo nesse primeiro semestre. E outras obras que darão mais qualidade no atendimento de Saúde aos araponguenses”, frisou o secretário. Ele ainda agradeceu a presença de todos na conferência e enalteceu o trabalho do Conselho Municipal de Saúde.

Na oportunidade a diretora da 16 ª regional de Saúde, Clara Pontes, ressaltou que a Saúde de Arapongas passa por cada trabalhador da área, que direta ou indiretamente trabalha para o sistema de saúde. “A conferência é a forma democrática de escolher os representantes que irão defender as propostas levantadas aqui para o Estado, em seguida para a conferência em Brasília. De repente, desta conferência surge alguma proposta que irá fazer a diferença para todo o país”, disse a diretora.

O prefeito Padre Beffa falou sobre a importante participação da comunidade na conferência. “Estamos empenhados em otimizar o atendimento de saúde em nosso município e temos a consciência de que ainda há muito trabalho pela frente. Pois é uma área que precisa de atenção especial, uma vez que trata da dor, do sofrimento do cidadão. A participação da comunidade somada aos profissionais, contribui com o objetivo da conferência, que é impulsionar o serviços de saúde à toda a população”, declarou o prefeito.

A chave da ambulância conquistada com a intermediação do deputado Devanil Reginaldo da Silva (Cobra Repórter) e da van com 16 lugares advinda do Programa de Qualificação da Atenção Primária à Saúde com a intermediação do ex deputado Waldyr Pugliesi foram entregues durante a cerimônia. Compuseram também a mesa de autoridades o vice prefeito, Pedro Paula Bazana, o presidente da Câmara de Vereadores, Valdeir José Pereira o (Maringá) e o vice presidente do Conselho Estadual de Saúde, Manoel Amaral. Os presentes assistiram a uma palestra ministrada pelo Dr. Evaldo Américo Galhardo Sanches, que abordou o tema da XI Conferência Municipal de Saúde.