Unidade Básica de Saúde “Clemente Soares” é inaugurada no Araucária

SAÚDE | Em 25/05/2015 às 13h28, atualizado em 26/05/2015 às 12h15 Por Assessoria de Imprensa
O atendimento de Saúde à população araponguense foi otimizado através da inauguração da Unidade Básica de Saúde “Clemente Soares” no Araucária neste sábado, 23. O projeto federal foi viabilizado em 2009, licitado somente em 2013 e a obra foi iniciada em 2014. A construção da nova unidade tem por objetivo atender toda a zona oeste do município, uma população que vem crescendo consideravelmente, necessitando dessa forma, dos serviços de saúde mais próximos. De acordo com últimos dados de cadastramento da região, aproximadamente duas mil famílias residem na localidade, totalizando oito mil pessoas. O investimento da obra foi de R$ 1.040.338,33 sendo repasse do governo federal R$ 400.00,00 e do município de Arapongas R$ 640.338,33, além dos móveis licitados no valor de R$ 46.884,50.

O secretário de Saúde, Antonio Garcez de Novaes Neto, parabenizou toda a equipe de saúde bem com os secretários antecessores, que lutaram intensamente para que a nova Unidade Básica de Saúde correspondesse às necessidades da região. “A atenção básica é prioridade da nossa saúde, pois a partir de um bom atendimento não precisaremos encaminhar nossos pacientes à internação. Por isso, desejo que esta nova unidade seja um local de muito carinho, já que um sorriso, muitas vezes, vale mais do que o próprio medicamento para os pacientes. Saúde é feita perto da casa e vimos a luta da equipe que trabalhava perto do Petrópolis e do poder público para realizar esse sonho, o qual a população tanto solicitava”, ressaltou o secretário.

O presidente da Câmara de Vereadores, Valdeir José Pereira (Maringá), em nome da Prefeitura de Arapongas entregou à família do Sr. Clemente Soares a placa de homenagem aos grandes e relevantes serviços prestados a população araponguense. Em seu pronunciamento o presidente da Câmara parabenizou a administração pela nova unidade e destacou a importância do atendimento direto na região. Antes da entrega da placa de homenagem, a historiadora Naici Vasconcelos, muito emocionada, contou brevemente a história do homenageado, representado pelos filhos Maria Aparecida Soares Nunes, Drª Maria Soares, Maria Alice Soares e Sebastião Soares.

Na oportunidade o prefeito Padre Beffa enfatizou a importância da nova unidade de saúde na região. “A partir de hoje essa população terá o atendimento que tanto merece, sou defensor da saúde e continuarei sendo. Sabemos que a busca por melhorias no setor da saúde deve ser constante, por isso só no ano passado o investimento em saúde foi de 22% quando o município tem como dever investir 15%. Arapongas ainda é destaque na região com equipamentos que a maioria dos municípios não têm. E eu quero pedir a nossa equipe que atendam sempre com carinho, pois o paciente está sempre certo e independente da sua forma de expressar, certas vezes de maneira exaltada, ele está sofrendo e temos que atender bem e fazer aquilo que ele necessita”, declarou o prefeito.

A Unidade Básica de Saúde encontra-se em um terreno de 1.250 m², sendo 349 m² de área construída composta de almoxarifado; área de serviço; arquivo; 03 consultórios médicos; 01 consultório odontológico; 01 copa/cozinha; 01 depósito de lixo; 01 expurgo odontológico; 01 sala de esterilização; 01 sala de esterilização odontológica; 01 sala de procedimentos; sala de reuniões/ACS; sala de vacinas; sala para coleta C.O; sala de nebulização; sanitários feminino e masculino para funcionários; sanitários feminino e masculino públicos; sanitário adaptado; sala de enfermagem e sala de pré consulta. A equipe contará com médico, enfermeira, auxiliar de limpeza, auxiliar de serviços gerais, agentes comunitários de saúde, odontologia e auxiliar de consultório dentário.

Os moradores da região compareceram à inauguração da nova Unidade Básica de Saúde, além de secretários municipais, vereadores, demais autoridades e profissionais de saúde. O prefeito Padre Beffa juntamente com o secretário de Saúde, Antonio Garcez de Novaes Neto, o presidente da Câmara, Valdeir José Pereira, e a família do homenageado realizaram a abertura da fita para descerramento da placa da UBS, oficializando inauguração.