Transporte escolar é tema de reunião entre municípios e secretária do Estado

EDUCAÇÃO | Em 18/05/2015 às 16h17, atualizado em 18/05/2015 às 16h19 Por Assessoria de Imprensa
A pedido do prefeito Padre Beffa a secretária de Educação, Elizabete Humai de Toledo, esteve em reunião com a secretária de Estado da Educação, Ana Seres, na última quarta-feira, 13, em Curitiba. A audiência promovida pela AMEPAR teve por objetivo debater o transporte escolar no Estado, tendo a vista a reposição das aulas. De acordo com a secretária municipal a preocupação dos municípios seria a reposição aos sábados ou no mês de janeiro, uma vez que o transporte escolar é de responsabilidade do município e tem acontecido normalmente para os alunos da rede municipal.

“Sabemos que o município é responsável pelo transporte escolar, mas solicitamos à secretária de Estado uma atenção com o planejamento da reposição de aulas quando a greve terminar. Visto que, o município mantém um grande investimento com transporte por conta da rede municipal. Sendo assim, a reposição aos sábados seria inviável, pois geraria horas extras, e em janeiro também encontraríamos dificuldades por ser período de férias dos motoristas. Fomos tratar de modo coletivo da questão do transporte, onde cada município expôs sua situação. A secretária foi receptiva e comprometeu-se em elaborar o calendário tendo como ponto de reflexão essa questão dos municípios”, disse a secretária municipal.

Na oportunidade a secretária tratou ainda da construção de duas escolas municipais, as quais estão tramitando há algum tempo em uma ação conjunta do município e o Núcleo Regional de Educação de Apucarana. Segundo ela, as escolas seriam no Conjunto Araucária e Flamingos, vindo ao encontro da necessidade do município. “O município de Arapongas visa o bem estar dos alunos, que atualmente são atendidos no CAIC e em outras escolas, utilizando muito o transporte escolar devido a ausência de um estabelecimento de ensino nessas região. Queremos que estes alunos sejam bem atendidos e nosso esforço é para que essas construções aconteçam”, explicou Elizabete. Diante a demanda do município de Arapongas, a secretária de Estado delegou uma pessoa para verificar o andamento do processo e ter uma relação mais estreita entre o município e Estado.