PORTAL COVID-19 / VACINAÇÃO COVID E INFLUENZA

Projeto em Escola Municipal trata de saúde e uso consciente da água

educação | Em 23/03/2015 às 15h55 - Por Assessoria de Imprensa
A Escola Municipal Julio Savieto aproveitou o Dia Mundial da Água para orientar os alunos sobre a higiene e baixo consumo de água com o projeto “Conscientização da Higiene e Uso Consciente da Água”. O projeto idealizado pela professora de educação física, Vera Pereira, teve por objetivo trabalhar com a higiene bucal e junto às professoras de Ciências e Professores Regentes, passaram a orientar as crianças sobre a higienização sem desperdício de água.

De acordo com a diretora da escola, Katia Aparecida Teixeira Simei, o projeto é desenvolvido com todas as turmas no período matutino e vespertino, onde os alunos recebem uma quantidade exata de água para realizar a escovação. “A intenção é orientar sobre a higiene bucal, ressaltando os benefícios à saúde com o cuidado necessário, além de conscientizar sobre a quantidade mínima de água para a escovação”, explicou. A diretora destacou ainda que os alunos já relataram que irão sempre fechar a torneira em casa durante a higienização bucal e que irão conscientizar suas famílias para que a água seja utilizada de forma consciente, sem desperdícios.

Contemplando a programação do projeto, na última sexta-feira, 20, os alunos da E.M. Julio Savieto, realizaram uma visita no Parque dos Pássaros, onde tiveram uma maior contato com a natureza e foram novamente orientados sobre a preservação do meio ambiente, principalmente da água. No parque foram recebidas pelo gerente do Meio Ambiente, Salvador Carvalho dos Santos, que passou a apresentar o nome das árvores e explicou a mudança que acontece na natureza, com a nova estação chegando, a troca de folhas e as sementes que caem. O gerente explicou que ali ao fundo do parque é a nascente do Ribeirão Campinho. "É necessário que a população que vive na cidade cuide do Meio Ambiente urbano para manter as condições necessárias de preservação das nascentes e das águas. Sem a água não existiria vida", destacou Salvador.

Neste período e nesta mesma perspectiva as escolas municipais trabalharam textos informativos e realizaram a confecção de maquetes, na intenção de conscientizar os alunos e suas famílias.