Arapongas elabora terceira etapa do Plano de Habitação de Interesse Social

ASSISTÊNCIA SOCIAL | Em 09/11/2011 às 07h00 - Por Assessoria de Imprensa
Reunião da apresentação da 3ª etapa do PLHIS
Arapongas finalizou a terceira etapa de implementação do Plano Local de Habitação de Interesse Social (PLHIS), que objetiva promover o planejamento das ações do setor habitacional de forma a garantir o acesso à moradia digna. A reunião entre representantes da empresa que elaborou o Plano e da prefeitura, aconteceu na manhã desta terça-feira e foi presidida pelo vice-prefeito Jair Milani,que esteve representando o prefeito Beto Pugliese.

O Plano Local de Habitação de Interesse Social é um instrumento de implementação do Sistema Nacional de Habitação de Interesse Social (SNHIS), instituída pela lei federal 11.124/2005, que objetiva promover o planejamento das ações do setor habitacional de forma a garantir o acesso à moradia digna, regulamentar a expressão dos agentes sociais sobre a habitação de interesse social e a integração dos três níveis de governo. Em Arapongas ele foi elaborado em 3 etapas: metodologia, diagnóstico e estratégia de ações, que foi apresentada nesta terça-feira.

Conforme o vice-prefeito, neste processo foi muito importante a participação da comunidade, pois através de suas sugestões em reuniões realizadas nos últimos meses nos bairros e distritos, foi possível diagnosticar a situação habitacional do município e dar as orientações e diretrizes para o planejamento do setor, tanto na área urbana quanto rural para os próximos 20 anos. “A informação é que hoje Arapongas conta com um déficit habitacional de 6 mil moradias, mas que já que vem sendo combatido através do Programa Habitacional de Arapongas”,destacou Milani.

Ele finaliza acrescentando que o plano também serve como facilitador na aquisição de recursos para novas construções, requalificação de domicílios já existentes, porém precários e manutenção de áreas de lazer.