PORTAL COVID-19 / VACINAÇÃO COVID E INFLUENZA

Plano Municipal de Educação entra na reta final

EDUCAÇÃO | Em 11/02/2015 às 16h06, atualizado em 11/02/2015 às 16h12 Por Assessoria de Imprensa
Aconteceu na tarde desta terça-feira, 10, mais uma reunião da equipe técnica do PLano Municipal de Educação, tendo como foco principal a realização do Fórum Municipal de Educação, marcado para acontecer em meados de abril deste ano. Também participaram do encontro, ocorrido no auditório do Centro Administrativo da prefeitura, a secretária de Educação Elizabete Humai de Toledo e representantes do Conselho Municipal de Educação.

Conforme a coordenadora do Plano, Fernanda Estrada, a realização deste Fórum sera mais uma das fases da construção do Plano Municipal de Educação de Arapongas, que caminha para as etapas finais e passa atualmente pela elaboração e conclusão dos textos, que irão subsidiar o documento final."Após essa etapa da realização do Fórum, serão feitos os reajustes finais no documento, para seu posterior encaminhamento para aprovação da Câmara de Vereadores, o que invariavelmente deverá ocorrer ate junho deste ano", completou a coordenadora.

Ainda conforme Fernanda, o documento base do PME já está concluído e conta com 20 eixos temáticos, definidos em conjuntos de diagnóstico, diretrizes e estratégias, pautadas na política educacional prevista dentro do Plano Nacional de Educação, com destaque para a meta número 18, que versa sobre o Plano de Carreira dos professores e a de número 20, que trata dos investimentos e financiamentos para a Educação.

A secretária de Educação falou na abertura da reunião sobre a importância na elaboração do PME, que será um norteador das políticas públicas do município para a Educação durante os próximos dez anos e dará o suporte necessário, para o bom funcionamento da rede educacional de Arapongas, com organização e transparência. Ela também agradeceu aos colaboradores, em especial ao Conselho Municipal de Educação e a equipe técnica, que não têm medido esforços para a elaboração de um Plano Municipal de Educação, que atenda as reais necessidades do município.

A próxima etapa do processo de elaboração do PME, acontece de 9 a 13 de março, através do estudo do documento base nas Escolas, onde os professores e funcionários estarão realizando reflexões sobre o contido no Plano e propondo alterações e sugestões que julgarem pertinentes.