Redesim começa a funcionar a partir de dezembro

INDÚSTRIA E COMÉRCIO | Em 19/11/2014 às 15h44, atualizado em 19/11/2014 às 15h49 Por Assessoria de Imprensa
Aconteceu na tarde desta quarta-feira, 19, no Auditório do Centro Administrativo, uma reunião para apresentação e detalhamento de dados do projeto da Redesim, que é a Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios. Participaram do encontro o secretário de Governo Alcides Livrari Junior, o secretário de Indústria e Comércio, Pedro Nazário, o secretário de Administração Sandro José Andreassi Cícero, o gerente da agência local do Sebrae, Julio César Rodrigues e o delegado do Conselho Regional de Contabilidade, Osvaldo Damião, além de assessores e diretores das Secretarias competentes.

Conforme o gerente do Sebrae, a Redesim é um sistema integrado que reduz o prazo de abertura, fechamento, alteração e legalização de empresas, simplificando procedimentos e reduzindo a burocracia ao mínimo necessário. Julio Cesar informa ainda que a implantação definitiva do programa no Paraná, acontece no próximo dia 10 de dezembro, em solenidade marcada para acontecer no município de Londrina, com a presença do governador Beto Richa. "No dia 1 e 2 de dezembro ainda teremos um treinamento para os profissionais das Secretarias competentes, mas podemos adiantar que Arapongas está bem adiantada nos preparativos para receber o programa", acrescentou.

Para o delegado do Conselho Regional de Contabilidade, é grande a expectativa da classe contabilista local na implantação deste sistema, que reduzirá o prazo de abertura e fechamento de empresas de 150 para 5 dias, através da integração de todos os processos, por meio de uma única entrada de dados e documentos. "Entre as maiores vantagens do programa, temos a redução dos trâmites burocráticos em aproximadamente 80%", disse Damião.

O prefeito Padre Beffa por sua vez, enalteceu o programa, que vem para facilitar as atividades do empreendedorismo local."A iniciativa também beneficiará o município na questão dos negócios, pois facilitando a forma de legalização das empresas, melhora-se o seu desempenho e consequentemente o crescimento econômico", comentou.

A mesma opinião tem o secretário de Indústria e Comércio, Pedro Nazário, que também lembrou que os usuários poderão obter informações e orientações pela internet ou de forma presencial, na Sala do Empreendedor, localizada na Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo.