Facebook Youtube Instagram
Fundo Padrão Fundo Preto - Alto Contraste

Campanha de vacinação contra sarampo e paralisia infantil inicia neste sábado

SAÚDE | Em 07/11/2014 às 16h40, atualizado em 07/11/2014 às 16h41 Por Assessoria de Imprensa
Neste sábado, 08, começa a Campanha Nacional de Vacinação contra o sarampo e paralisia infantil, promovida em todo o país pelo Ministério da Saúde. A vacinação contra a poliomielite, responsável pela paralisia infantil, terá como público alvo crianças de seis meses até menores de cinco anos. Já a vacina tríplice viral, destinada à vacinação contra sarampo, caxumba e rubéola, será aplicada em crianças de um ano a menores de cinco anos.

Conforme o calendário nacional de vacinação, a campanha contra sarampo e paralisia infantil vai até o dia 28 de novembro em Arapongas. As vacinas estarão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde do Petrópolis, Tropical, Araponguinha, Bandeirantes, Flamingos, São Vicente, Aricanduva, Centro Social Urbano e no Centro de Especialidades Jaime de Lima das 8h às 17h.


Poliomielite — A poliomielite é uma doença infectocontagiosa grave e a única forma de prevenção é por meio da vacinação. Na maioria dos casos, a criança não vai a óbito quando infectada, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia irreversível, principalmente nos membros inferiores. A doença é causada pelo poliovírus e a infecção se dá, principalmente, por via oral.

Sarampo — O sarampo é uma doença viral aguda grave e altamente contagiosa. Os sintomas mais comuns são febre alta, tosse, manchas avermelhadas, coriza e conjuntivite. A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por meio de secreções expelidas pelo doente ao tossir, falar ou respirar. As complicações infecciosas contribuem para a gravidade do sarampo, particularmente em crianças desnutridas e menores de um ano de idade. A única forma de prevenção também é por meio da vacina.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS






Endereço da página com a matéria completa:
http://www.arapongas.pr.gov.br/1703_noticia_campanha-de-vacinacao-contra-sarampo-e-paralisia-infantil-inicia-neste-sabado

Voltar ao Topo do Site