Equipe de enfermagem tem treinamento sobre puericultura

SAÚDE | Em 16/09/2014 às 14h08, atualizado em 16/09/2014 às 15h26 Por Assessoria de Imprensa
A pediatra, Drª Regina Lemos, abordou as várias questões da enfermagem e puericultura
Na última sexta-feira, 12, enfermeiros do Programa de Saúde da Família (PSF) e acadêmicos da Unopar, participaram de uma capacitação sobre puericultura no auditório do Paço Municipal. O treinamento teve por objetivo de intensificar as orientações sobre o acompanhamento do crescimento e desenvolvimento infantil, para promoção à saúde da criança, e prevenção de agravos, identificando situações de risco e buscando atuar de forma precoce nas intercorrências.

Segundo a coordenadora do PSF, Mirian Mitio Yamamoto, para garantir a qualidade do atendimento às crianças é necessária a capacitação técnica. "O processo de crescimento e desenvolvimento, constitui o eixo central do atendimento prestado, uma vez que permite evidenciar, de maneira precoce, os transtornos que afetam a saúde, a nutrição e o desenvolvimento da criança", explicou a coordenadora.
O curso foi ministrado pela médica pediatra, Drª Regina Célia Vilela Lemos, que abordou as várias questões da enfermagem em puericultura como, classificação do recém nascido; cuidados com recém nascido; cuidados com a pele do recém nascido (banho, higiene, curativo do coto umbilical, dermatite de fraldas, icterícia, alterações comuns e benignas da pele do recém nascido); crescimento ? perímetro cefálico, estatura, peso, triagem neonatal, prevenção de acidentes, entre outros.

O secretário de Saúde, Luiz Otávio Davanso, ressalta que a vigilância do crescimento no primeiro ano de vida dever ser realizada mensalmente, uma vez que permite localizar o início de qualquer desvio de normalidade. "Cada atendimento realizado no serviço de saúde, independente da queixa ou doença que o motivou, deve ser tratado como uma oportunidade para uma ação resolutiva, de promoção da saúde, como forte caráter educativo", destacou o secretário.

Para o prefeito Padre Beffa a avaliação periódica da saúde da criança permite o acompanhamento do progresso individual, identificando aquelas de maior risco de morbimortalidade. "Esse monitoramento do crescimento e desenvolvimento também possibilita o incentivo ao aleitamento materno exclusivo, a orientação adequada da introdução da alimentação complementar, prevenindo problemas comuns durantes o primeiro ano de vida", ressaltou.

Esta capacitação da equipe de enfermagem dá sequência ao treinamento realizado no final de agosto pelo fisioterapeuta, Leandro de Oliveira, onde foi abordado o desenvolvimento neuromotor, reflexos e reações em crianças até 01 ano.