CREAS realiza reuniões com parcerias do CAPS e equipe do DAD

ASSISTÊNCIA SOCIAL | Em 03/09/2014 às 15h34, atualizado em 03/09/2014 às 16h17 Por Assessoria de Imprensa
Prefeito observa a necessidade de fortalecer vínculos para melhor orientar as famílias
A Secretaria Municipal de Assistência Social através do CREAS- Centro de Referência Especializado da Assistência Social, realizou no final do mês de Agosto, a 8ª reunião de pais dos adolescentes em cumprimento de Medida Socioeducativa - Liberdade Assistida e Prestação de Serviços à Comunidade. O objetivo da reunião com os pais foi de orientação sobre os meios de encaminhamento para o tratamento e os tipos de trabalho realizados com os dependentes de substâncias psicoativas pelo CAPs AD II. A palestra contou com a orientação da enfermeira, Angélica Delmonaco, da Secretaria da Saúde CAPS ADII.

A Secretaria de Segurança Pública e Trânsito, através da Departamento Anti Drogas (DAD), representados por GM Elit e com o Palestrante do Projeto Mãos Amigas, Eduardo Tavares, orientou os adolescentes sobre os efeitos da droga e consequências - (relações afetivas, vida familiar, escolar, trabalho, doenças mentais, impotência sexual e outros) abrangendo até que ponto o adolescente chega sem o uso da razão.

Para o prefeito Padre Beffa essas ações são cruciais para a socialização dos adolescentes na comunidade, uma vez que certos hábitos familiares também devem ser mudados para evitar recaídas. "O trabalho de orientação deve ser feito àqueles que participam do cotidiano desses adolescentes, pois a família é o pilar da comunidade", destacou o prefeito.

Neste mesmo mês o serviço também realizou a 1ª reunião de Pais do PAEFI (O Serviço de Proteção e Atendimento Especializado à Família e Indivíduos), visando aproximar as famílias que sofreram violação de direitos junto ao serviço social. Proporcionando assim, um ambiente fraterno aos adolescentes que passam por sessões psicológicas para superar tais traumas. Nesta ocasião a equipe do CREAS envolveu os pais em atividades dinâmicas com o objetivo de fortalecer vínculos e incentivar maiores contatos com a comunidade.

Em todos os encontros houve grande participação dos pais, os quais apresentaram questionamentos e dúvidas, muitos deles voltado aos seus filhos.