Entrega de ônibus escolares contempla a inauguração da Super Creche da Zona Zul

EDUCAÇÃO | Em 30/07/2014 às 17h10, atualizado em 04/08/2014 às 16h52 Por Assessoria de Imprensa
Durante a inauguração a entrega dos ônibus foi ponto alto do evento
Nesta quarta-feira, 30, foi inaugurado oficialmente o Centro Municipal de Educação Infantil Pequenos Brilhantes da Zona Sul. A Super Creche tem como proposta pedagógica, a busca de ações integradas, incorporando atividades educativas e cuidados essenciais para o desenvolvimento integral das crianças de 0 a 5 anos ? berçário à pré-escolar da comunidade e região. O atendimento às crianças é realizado sob coordenação da diretora do centro que conta com 17 educadoras, 6 auxiliares e 2 cozinheiras. A Super Creche é uma obra do governo federal, com apoio do governo estadual em parceria com o governo municipal.

O objetivo principal do centro é o atendimento, o cuidado e a educação das crianças, proporcionando uma formação qualitativa que prioriza o desenvolvimento de suas potencialidades, através de uma aprendizagem diversificada que possa contribuir para o desenvolvimento da capacidade infantil e das relações interpessoais.

Durante a cerimônia de inauguração do CMEI Pequenos Brilhantes, o prefeito Padre Beffa entregou as chaves de novos ônibus escolares à secretária de Educação, Elizabete Humai de Toledo. Os veículos irão beneficiar o transporte dos alunos da rede de ensino de 6 a 10 anos, que serão usados como equipamentos para melhoria do acesso à educação.

O prefeito Padre Beffa destacou o trabalho realizado pela equipe da educação que soma às melhorias que a administração tem conquistado com muito empenho para servir a população araponguense. "Arapongas está cada vez mais forte e varonil, assim como cantamos no Hino Municipal. Este Centro Municipal de Educação Infantil e os novos ônibus entregues hoje mostram que a cidade está cada vez melhor. É claro que ainda há muito a ser feito, mas estamos trabalhando sem medir esforços para edificar e desenvolver cada vez mais nossa cidade", enfatizou o prefeito.

Para a secretária de Educação, Elizabete Humai de Toledo, os seis ônibus escolares entregues nesta quarta-feira são o início da renovação da frota escolar e que juntamente com a inauguração da Super Creche mostram que a educação vive um novo tempo. "É uma alegria imensa estarmos aqui hoje, a começar pelo transporte das nossas crianças, pois logo estaremos recebendo mais 15 ônibus garantindo um transporte digno aos nossos alunos, além de poder utilizar os investimos com a manutenção da frota atual em novos projetos. E temos ainda esta nova construção que oferece uma unidade ideal para as nossas crianças e funcionários, garantindo um espaço para o desenvolvimento das crianças e não apenas um abrigo", avaliou a secretária.

A obra no CMEI Pequenos Brilhantes foi viabilizada pelo Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil (PROINFÂNCIA), do governo federal. O PROINFÂNCIA foi criado em 2007 pelo governo, ao considerar que a construção de creches e pré-escolas, bem como a aquisição de equipamentos para a rede física escolar desse nível educacional, são indispensáveis à melhoria da qualidade da educação. Esta construção na Zona Sul custou cerca de R$ 1.321.648,31 provenientes do governo federal e mais R$ 260.877,28 em recurso próprios municipais para as obras de readequação técnica do centro educacional, totalizando R$ 1.582.525,59.

A estrutura construída conta com espaços para a realização de atividades pedagógicas, recreativas, esportivas e de alimentação sendo contemplada com salas de aula, sanitários masculino e feminino, sanitários infantis, sanitários com acessibilidade, sala de informática, biblioteca, fraldários, recreio coberto, parque, refeitório, vestiários para funcionários, play ground, secretaria, sala de direção, lavanderia e sala dos professores. O prefeito Padre Beffa juntamente com a secretária de Educação, Elizabete Humai de Toledo e o representante da chefe do Núcleo Regional de Educação de Apucarana, João Carlos Picanço Tavares, realizaram a abertura da fita para descerramento da placa do Centro Municipal de Educação Infantil "Pequenos Brilhantes", oficializando a inauguração.