Secretaria de Saúde recebe equipamentos hospitalares da Viapar

SAUDE | Em 11/07/2014 às 16h05, atualizado em 14/07/2014 às 14h29 Por Assessoria de Imprensa
Prefeito agradeceu a concessionária pelas aquisições em reforço da saúde municipal
A Viapar – Rodovias Integradas do Paraná efetuou o repasse de equipamentos hospitalares para a prefeitura de Arapongas, através do Programa de Subcrédito Social do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico (BNDES), em solenidade ocorrida na manhã desta sexta-feira, 11, no Centro Administrativo. O evento contou com a presença do prefeito Padre Beffa, do diretor-administrativo da Viapar, Eugênio Nogueira Camargo, que esteve representando o presidente da concessionária, Marcelo Stachow Machado, além de secretários municipais, vereadores e demais autoridades convidadas.

No total foram entregues 4 aparelhos cardio versores/desfibrilador, 4 monitores multiparâmetros, 4 carros móveis de parada cardiorrespiratória, 4 aspiradores/compressor cirúrgico, 4 aparelhos de eletrocardiograma, 4 compressores para nebulização e evaporização, 4 compressores/nebulizadores de tomada dupla com suporte, um botijão criogênico de 20,5 litros, 1 bisturi cirúrgico eletrônico, 2 autoclaves de 42 litros, um neurodyn V2.0, 1 aparelho de raio x panorâmico, 1 cadeira de oftalmo, 1 coluna de parede ts/iv e uma cadeira de otorrinolaringologista, em um montante de aproximadamente 270 mil em equipamentos.

Conforme o secretário de Saúde, Alcides Livrari Junior, a conquista deste benefício foi possibilitada através de um projeto da Secretaria Municipal de Saúde, pedindo a inclusão de Arapongas neste programa da Viapar, que basicamente doa equipamentos para os municípios, com o apoio do BNDES. Ainda segundo Livrari, estes equipamentos serão utilizados em sete Unidades de Saúde para a realização de exames e atendimento de urgência e emergência. “Com certeza eles vão nos auxiliar a alcançarmos nossa meta de proporcionar cada vez mais, uma Saúde pública de qualidade aos nossos cidadãos”, disse o secretário.

Em seu discurso, o prefeito Padre Beffa agradeceu esta parceria da Viapar e do BNDES, destacando que estes aparelhos vão ajudar a salvar muitas vidas e elogiou as ações que vêm beneficiando diversas comunidades no Paraná. “Só temos que parabenizar pela iniciativa louvável destes parceiros e agradecer estas importantes aquisições, que vem reforçar ainda mais o atendimento de Saúde em nossa cidade”, frisou o prefeito.

No final da solenidade, o diretor da Viapar, Eugênio Nogueira Camargos, reiterou que o recurso para aquisição e posterior doação destes equipamentos é fruto do Subcrédito Social do BNDES, que garante apoio financeiro a projetos ou programas de investimentos sociais vinculados a outro financiamento, neste caso, um realizado pela concessionária. “É um recurso sem contrapartida do município, que no caso de Arapongas foi utilizado para atender as demandas na área da saúde, mais especificamente para a aquisição de equipamentos para estas 7 Unidades Básicas beneficiadas”, explicou.

Diretor Administrativo da concessionária, ao centro durante a confraternização após evento