PORTAL COVID-19 / VACINAÇÃO COVID E INFLUENZA

Guarda Ambiental tem atuação de destaque em Arapongas

SEGURANÇA | Em 13/06/2014 às 09h07, atualizado em 13/06/2014 às 10h55 Por Assessoria de Imprensa
Com a criação da Guarda Municipal de Arapongas, surgiram diversos benefícios para a área de segurança pública, trânsito, meio ambiente e educação contra as drogas. Em relação ao meio ambiente, o secretário de Segurança, Antonio Glênio de Oliveira Machado, destaca o trabalho desenvolvido pela Guarda Ambiental de Arapongas, que durante o período de sua existência tem obtido excelentes resultados e uma atuação exemplar na fiscalização de crimes contra a fauna e a flora e outras formas de agressão ao meio ambiente.

Conforme explica o secretário, a Guarda Ambiental é um departamento da Guarda Municipal de Arapongas, definida como GDA (Grupamento de Defesa Ambiental), sendo o resultado do convênio entre a SESTRAN (Secretaria de Segurança Pública e Trânsito) e a SEASPMA (Secretaria de Agricultura, Serviços Públicos e Meio Ambiente), firmado em 2010 através dos decretos 829 e 830 do município de Arapongas.

Deste então o GDA cresceu em importância e estrutura e atualmente possui viatura própria e uma equipe de dois Guardas Municipais equipados e preparados para a função, com treinamento e qualificação específica para exercer atividades de monitoramentos e fiscalizações ambientais. São eles os Guardas Municipais, Assistentes Emerson e Vicentin, ambos graduados em nível superior em Gestão Ambiental, entre outros cursos de aperfeiçoamento.“Basicamente, o GDA é uma nova força de segurança que atua na área de proteção do meio ambiente, através do poder de polícia administrativa vinculada a SEASPMA, exercendo monitoramentos, fiscalizações, orientações, advertências, notificações e autuações frente às infrações ambientais ocorridas no município",destacou o secretário, lembrando que o GDA também atua em parceria com diferentes órgãos municipais e busca somar forças com as demais esferas Municipais, Estaduais e Federais.

Finalizando Glênio frisa que entre principais ações da Guarda Ambiental, estão a educação ambiental através de orientação e esclarecimentos a população, fiscalizações referentes à poluição das águas, do solo e do ar, verificação de licenças ambientais de empreendimentos e atividades, contra caça e pesca ilegal, desenvolvendo patrulhamento rural comunitário, monitoramento de áreas verdes do município, fiscalização de crimes contra a fauna e a flora e outras formas de agressões ao meio ambiente. “Na sua extensa folha de serviços prestados ao meio ambiente do município constam ações que já provaram o seu valor, como fiscalização de lançamento inadequado de resíduos sólidos, atendimentos a ocorrências de uso de fogo a céu aberto, resgate de animais silvestres na zona urbana , apreensão de centenas de aves silvestres mantidas em cativeiro sem licença ambiental e fiscalização de corte indevido de árvore, entre outros”, complementou Glênio.