Adesão dos araponguenses a coleta seletiva apresenta aumento significativo

MEIO AMBIENTE | Em 05/06/2014 às 15h35 - Por Assessoria de Imprensa
o trabalho de coleta seletiva que é promovido pela Companhia de Desenvolvimento de Arapongas (CODAR) reforça a participação da comunidade na separação do lixo reciclável na Semana do Meio Ambiente. Quatro caminhões realizam a coleta do lixo reciclável obedecendo ao cronograma da companhia e o quinto caminhão atende as solicitações feitas por telefone pela população e comércio.

Para o procurador jurídico da CODAR, Dr. Elton Luiz de Carvalho, o aumento da participação da sociedade tende a impulsionar o trabalho. “Nós fizemos um levantamento e de janeiro até maio houve um crescimento de 63,58% dos resíduos recicláveis coletados”, destacou. Segundo Carvalho as famílias irão receber sacos de ráfia retornáveis de 50 kg que terão a identificação da companhia com o mascote da coleta seletiva, Recicladão, e orientações sobre a definição do lixo reciclável. Vale ressaltar que o mascote foi criado pelas crianças da rede pública municipal de ensino, que receberam premiações como forma de incentivo e agradecimento da CODAR.

O Diretor Presidente da CODAR, Irineu Berestinas, destaca a importância da colaboração dos munícipes para realização do trabalho. “Os eventos programados para esta semana irão despertar a consciência do cidadão para que todos se envolvam com o trabalho. O agente público precisa solucionar o problema, mas é preciso que a população faça seu papel separando o lixo reciclável”. Berestinas comentou ainda sobre o trabalho desempenhado pela Cooperativa de Recicladores de Arapongas (COOPREARA) responsável pela reciclagem dos lixos destinados à usina. “Muitas famílias dependem do trabalho de reciclagem e com a iniciativa da Secretaria de Meio Ambiente em enviar para a usina somente lixo seco essas famílias terão melhores condições de trabalho”, enfatizou.
A solicitação da coleta do lixo reciclável pode ser feita pelos telefones 3252-0133 e 3252-0170.

Procurador Jurídico e Vice-presidente da companhia destacam os números positivos
Clique na imagem da tabela para ampliar