CRAS Itinerante aproxima moradores da Zona Rural e Distrito de Aricanduva aos projetos da assistência social

ASSISTÊNCIA SOCIAL | Em 21/05/2014 às 14h25, atualizado em 21/05/2014 às 14h37 Por Assessoria de Imprensa
O levantamento foi realizado junto as escolas e Agentes Comunitários de Saúde
A Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Assistência Social tem buscado, desde fevereiro, atender as necessidades das famílias da zona rural que até então tinham pouco acesso aos projetos desenvolvidos pela secretaria. O objetivo do CRAS Itinerante é aproximar essas famílias do atendimento, possibilitando à secretaria conhecer suas necessidades e dar assistência as mesmas.

Para iniciar as atividades do CRAS Itinerante houve um levantamento junto às escolas e agentes de saúde para identificar as famílias e divulgar o atendimento mais próximo. O CRAS segue agora um cronograma de atendimento, prestando os serviços de assistência em locais estratégicos. Segundo o coordenador e assistente social responsável pelos atendimentos do CRAS Itinerante, Fábio Aparecido de Oliveira, o projeto iniciou com a ação da secretária Carmem Astuti Bertasso e a diretora da SEMAS Deise Aparecida de Lima, que viram a grande necessidade de atender as famílias da zona rural e facilitar o acesso aos projetos para essa população.

“Buscamos identificar as necessidades e as demandas de cada região através das fichas sociais, o intuito é realizar um trabalho de inclusão social destas famílias”, comentou Oliveira. Nesta terça-feira, 20, no período da manhã, o CRAS Itinerante prestou atendimento na UBS Palmares, que recepciona os habitantes da Estrada Coqueiral e Novo Mundo. “Aqui a principal necessidade que avaliamos foi de segurança alimentar. Por isso, disponibilizamos o beneficio da cesta básica para as famílias, realizamos também encaminhamentos para a inclusão escolar, os serviços de convivência, prevenção ao consumo de drogas entre outros serviços sociais”, relatou Oliveira.

Sirlene de Carvalho, moradora do Novo Mundo conta que o atendimento do CRAS Itinerante facilitou a vida da família. “O atendimento é ótimo, tenho acesso a cesta básica que me ajuda muito. Estão de parabéns, o atendimento é maravilhoso e ficou mais próximo”, declarou a mãe de família.

O Prefeito José Antonio Beffa, incentiva a nova forma de trabalho da Secretaria de Assistência Social e valoriza a inclusão social das famílias da zona rural. “O trabalho soma com o nosso principal objetivo que é servir cada vez mais a comunidade, e esta proximidade com as famílias da zona rural nos possibilita conhecer suas necessidades e trabalhar para sanar as dificuldades que esta população têm enfrentado”, enfatizou o prefeito.

Moradora declarou que esta forma de atendimento facilitou a vida da família
As localidades rurais Novo Mundo, Coqueiral e distritos receberão o atendimento volante