SEMIC prepara mais uma turma para Capacitação

Indústria e Comércio | Em 21/03/2014 às 08h00 - Por Assessoria de Imprensa
Curso preparado para população economicamente ativa
A Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo (SEMIC) obteve êxito na formação de mais uma turma para participar do Curso de Capacitação Gerencial. Conforme o titular da pasta, Irineu Berestinas,  a exigência era de 55  inscrições e foram obtidas 70 inscrições. “Nossa previsão é que até o início do curso, que se dará em 31 de março,  provavelmente teremos 80 participantes, em face de interesse manifestado de última hora, superando com boa margem a exigência inicial”, informou o secretário.

Ainda conforme ele, o Programa é patrocinado pelo Governo do Estado e tem a seguinte linha administrativa:   Bom Negócio Paraná/Banco do Empreendedor/Fomento Paraná, com vinculações à Secretaria da Indústria e Comércio e de Assuntos do MERCOSUL. Seu público alvo é empreendedores individuais, micro e pequenos empresários e tem por finalidade oferecer aprimoramento gerencial, através de cinco módulos que são: gestão de negócios, gestão comercial, gestão financeira, gestão de negócios,  gestão de pessoas e gestão estratégica.  “O curso será ministrado por professor da Faculdade de Ciências Econômicas de Apucarana (FECEA), cujos trabalhos se qualificam a prestar uma boa assessoria gerencial”, destaca o secretário.

Com o encerramento do curso, os participantes estarão habilitados a receber assessoria em nível empresarial da FECEA, sempre que solicitarem.

Exercício de 2013

Em relação ao exercício de 2013, Berestinas informa que foi realizado o Curso de Capacitação Gerencial, seguindo o traçado e o roteiro descritos nos moldes do programa. “Naquela ocasião,  tivemos a participação de 120 empresários e  como desdobramento,  muitos deles, obtiveram financiamentos a juros mensais reduzidos a 0,51%. Os valores  podem chegar até R$300.000,00 (trezentos mil reais), e podem suprir necessidades do capital fixo ou de giro”, informou Berestinas.

Crédito Solidário

O secretário de Indústria e Comércio relata ainda a existência do  Programa de Crédito Solidário para os pequenos investimentos, situado na faixa de  valores de 3 a 7,5 mil reais, ressaltando que essas iniciativas da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo são avalizadas integralmente pelo prefeito Padre Beffa, que tem presente a necessidade de ações de governo objetivando contribuir para a melhoria da produtividade local, assim como facilitar a busca de crédito em condições favoráveis aos empreendedores.

O secretário também fez questão de destacar que a vocação e a inclinação empresarial presente na população local, vem recebendo estímulos para que os micro e pequenos empreendimentos possam  aprimorar-se e desenvolver-se.  “Essas iniciativas contribuem para gerar o crescimento dos pequenos negócios e o Poder Público e a iniciativa privada têm papel  importante a cumprir conjuntamente.pois o ambiente é favorável e os  trabalhos se completam, beneficiando a todos, seja através do aumento da produtividade, crédito e juros favoráveis, como pelo próprio treinamento gerencial”, finalizou Irineu Berestinas.