PORTAL COVID-19 / VACINAÇÃO COVID E INFLUENZA

Secretaria de Esporte vai apoiar treinamento base de Rugby em Arapongas

Esporte | Em 05/03/2014 às 08h00 - Por Assessoria de Imprensa
Diretor de Esporte reafirma apoio a todas modalidades
A prefeitura municipal de Arapongas, através do Diretor de Esporte Rogério Garcia, o Gerente de Esporte Rendimento Marcelo Mangoline e o Coordenador do CSU/Vila Olímpica Ademir Augusto se reuniram na Secretaria Municipal de Esporte com o representante da AESP (Associação dos Amigos dos Esportes de Arapongas) Diogo Borrasca e com o atleta e treinador de Rugby Maicon Souza. A reunião foi o primeiro passo para uma parceria que pretende difundir o Rugby como modalidade para treinamento de base em Arapongas. O esporte, ainda pouco divulgado no Brasil, é semelhante ao futebol americano, com algumas particularidades. O Diretor de Esporte reafirmou a política de apoio a todas as modalidades para oferecer mais opções de esportes aos araponguenses. A intenção é que uma escola de base seja formada ainda neste ano na Vila Olímpica/CSU para que em 2015 Arapongas tenha equipes para disputar campeonatos na modalidade.
O Rugby
Levar a bola para além da linha do gol adversário e apoiá-la contra o solo. Este é o objetivo do rugby, segundo maior esporte do mundo em número de praticantes (fica atrás apenas do ). Os números do rugby realmente impressionam. A Rugby World Cup é o terceiro maior evento esportivo, atrás apenas dos Jogos Olímpicos e da Copa do Mundo de Futebol. No rugby todas as atenções estão voltadas para a bola. O formato oval da mesma deixa o percurso do passe completamente imprevisível. No jogo é permitido correr com a bola, chutá-la e passá-la para um companheiro de equipe, porém, não é permitido passar a bola para frente. É um esporte onde há contato físico, porém, o jogador só pode ser derrubado quando estiver com a bola. No rugby, cada posição requer uma habilidade específica do jogador, como força, resistência, agilidade ou velocidade. A modalidade foi incluída oficialmente na lista dos esportes olímpicos e fará sua estreia no Brasil, nos Jogos Olímpicos de 2016.