Ir para o conteúdo principal
Facebook Youtube Instagram
Acessibilidade Fundo Padrão Fundo Preto - Alto Contraste

PORTAL COVID-19 / VACINAÇÃO

Arapongas lança a campanha “Completar o tanque só até o automático”

Saúde | Em 27/02/2014 às 08h00 - Por Assessoria de Imprensa
O objetivo é reduzir a exposição de frentistas e consumidores ao benzeno
A Campanha Estadual de Redução a Exposição Profissional ao Benzeno: “Completar o tanque só até o automático”, foi lançada em Arapongas na última quarta-feira no Auto Posto 2001. Executada pela Secretaria Municipal de Saúde, a campanha é promovido pela Secretaria de Estado da Saúde (SESA), Superintendência de Vigilância em Saúde e Centro Estadual Saúde do Trabalhador. A campanha “Completar o tanque só até o automático”, foi discutida e aprovada pela Comissão Estadual do Benzeno Paraná.
O objetivo da campanha, é reduzir a exposição de frentistas e consumidores ao benzeno (substância presente na gasolina) e diminuir a contaminação ao meio ambiente.
“Muitas pessoas não sabem que a intoxicação pelo benzeno pode causar bronquite, dificuldades respiratórias, inflamação e edema pulmonar. A Organização Mundial de Saúde inclui o benzeno em sua lista de produtos cancerígenos”, destaca a gerente da Vigilância Sanitária, Cleuza Burges que nesta quarta-feira realizou visitas de orientação a postos de combustíveis da cidade.
De acordo com a gerente , a prática de abastecer o carro “até a boca” também não faz bem para o automóvel, já que o combustível excedente é armazenado no canister, dispositivo feito para absorver vapores gerados durante o processo de abastecimento. Quando o canister entra em contato com combustível na forma líquida, ocasiona falhas no motor, risco de queima da bomba de combustível e desperdício. O derramamento do combustível excedente do tanque no solo e sua evaporação no ar também causam riscos ao meio ambiente.
A campanha educativa segue até o próximo dia 5 de março com visitas de orientação e distribuição de cartazes e adesivos com a inscrição “Complete somente até o automático” em postos de combustíveis, centros de formação de condutores e Unidades Básicas de Saúde (UBS).


A campanha educativa segue até o próximo dia 5 de março

ÚLTIMAS NOTÍCIAS







Endereço da página com a matéria completa:
https://www.arapongas.pr.gov.br/1140_noticia_arapongas-lanca-a-campanha-completar-o-tanque-so-ate-o-automatico

Voltar ao Topo do Site