Secretária de Assistência Social recebe informações sobre o CAPS II e CAPS AD

Assistência Social | Em 25/02/2014 às 08h00 - Por Assessoria de Imprensa
Arapongas será beneficiado com CAPS II e CAPS AD
A Secretaria de Assistência Social, através do CREAS, realizou uma reunião com a enfermeira Angélica Arceste Delmonaco, objetivando tirar dúvidas sobre o funcionamento do CAPS II e CAPS AD, bem como firmar parcerias para o melhor atendimento da população que necessitar desses serviços.
A enfermeira explicou que o CAPS II é um lugar de referência e tratamento para pessoas em sofrimento psíquico ou transtorno mental, cuja severidade e/ou persistência justifiquem sua permanência num dispositivo de cuidado integral. “O CAPS II realiza atendimento interdisciplinar e psicossocial, a pessoa vem encaminhada ao serviço e não a um profissional específico”.
Já o CAPS AD é a única unidade de saúde especializada em atender os dependentes de álcool e drogas na capital, dentro das diretrizes determinadas pelo Ministério da Saúde, que tem por base o tratamento do paciente em liberdade, buscando sua reinserção social.
“Desta forma, o CAPS AD oferece atendimento diário a pacientes que fazem uso prejudicial de álcool e outras drogas, permitindo o planejamento terapêutico dentro de uma perspectiva individualizada de evolução contínua. O apoio da família é fundamental neste processo, então semanalmente, são realizadas pelas psicólogas, um grupo para atendimento aos familiares de pacientes, onde são esclarecidas dúvidas, anseios e dado o suporte que a família necessita”.
Estiveram presentes nesse encontro a Secretária Municipal da Assistência Social Carmen Astuti, a Diretora de Gestão de Sistema Municipal da Assistência Social, Deise Lima, a Diretora de Gestão de Política Municipal de Assistência Social, Vera Lucia Oliveira, as coordenadoras do CREAS e dos CRAS, bem como as respectivas equipes técnicas.