PORTAL COVID-19 / VACINAÇÃO COVID E INFLUENZA

Arapongas Lança o Projeto Televisando o Futuro 2014

Educação | Em 19/02/2014 às 08h00 - Por Assessoria de Imprensa
Este ano o tema é Pluralidade Cultural
Com o tema ‘Pluralidade Cultural’, o projeto Televisando o Futuro 2014 foi lançado em Arapongas na manhã de terça-feira (18) pela coordenadora regional do projeto, Rafaela Vieira.
A solenidade aconteceu no Auditório da Prefeitura Municipal e contou com a presença do prefeito Padre Beffa, da secretária municipal de Educação, Elizabete Humai de Toledo, representantes da Secretaria e das escolas. Desenvolvido em parceria entre RPC TV, Instituto GRPCOM, Secretarias de Educação e instituições de ensino superior, ele propõe iniciativas de reflexão e ação que contribuem com a formação crítica de crianças e jovens, alunos do primeiro ao nono ano do ensino fundamental em escolas públicas municipais e estaduais situadas na área de abrangência do projeto.
A coordenadora regional do projeto, Rafaela Vieira, explicou que o objetivo do “Televisando o Futuro” é estimular a reflexão e a mudança de atitudes a partir da discussão de temas relevantes para a sociedade, que tem como consequência, a formação de cidadãos mais críticos e conscientes de suas responsabilidades.
Depois de aberto o prazo para a inscrição das secretarias de Educação, as escolas municipais e estaduais terão até o dia 15 de março para se inscrever no projeto, e os professores, por sua vez, terão até o final de março para oficializar a participação.
Anualmente, o projeto define uma temática para ser trabalhada e leva o assunto para as salas de aula por meio de reportagens produzidas e exibidas pela RPC TV. A proposta é colocar a força da televisão a serviço da educação e mobilizar educadores, educandos e familiares para soluções éticas, sustentáveis e transformadoras. Com o tema 'Pluralidade Cultural', a proposta do projeto para este ano é mostrar que as diferenças agregam valor às relações sociais e contribuem para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa, igualitária e que prioriza o bem comum.
A secretária municipal de Educação, Elizabete Humai de Toledo afirma que essa iniciativa merece destaque, pois possibilita transformações sociais. “Estamos à disposição do instituto, juntamente com os professores, para contribuir para formação social dos alunos. Sabemos que o projeto tem alcançado resultados positivos e faremos o possível para ampliar ainda mais os benefícios dessa ação”, destacou.
TEMA
O coordenador estadual do Televisando, Everton Renaud, explica que nesse ano a temática pode ganhar ainda mais peso para ser trabalhada em sala de aula. “É um tema bem oportuno para 2014, em que o Brasil receberá povos das mais variadas nacionalidades e culturas durante a Copa do Mundo”, ressalta.
As esferas coloridas que acompanharão todos os materiais do projeto ao longo ano traduzem a essência do tema. A equipe de marketing da RPC TV, que criou todo o conceito, explica que as esferas remetem à circulação da informação e a forma como estão dispostas transmite a harmonia conquistada quando há respeito à pluralidade cultural e étnica. Com a frase “O que é diferente incrementa a gente”, a campanha reforça a mensagem e se aproxima dos estudantes.
Criado em 2008, o Televisando o Futuro é um projeto de comunicação e educação, que busca promover a reflexão sobre temas sociais relevantes e contribuir para a construção da cidadania.
*Com informações do portal Televisando o Futuro

As escolas tem até o dia 15 de março para se inscrever no projeto