Arapongas amplia Aterro Sanitário

MEIO AMBIENTE | Em 23/01/2014 às 07h00 - Por Assessoria de Imprensa
Houve cuidados com a sobreposição com a anterior e uma futura posterior para preservação
A prefeitura de Arapongas, através da Secretaria de Meio Ambiente, está desenvolvendo um projeto de ampliação do Aterro Sanitário localizado na Avenida Rouxinol. Segundo o secretário de Meio Ambiente Justo Marques, a medida se faz necessária, uma vez que em Arapongas diariamente são coletados aproximadamente 100 toneladas de lixo, que após o trabalho de triagem, são transportados ao aterro sanitário para espalhamento, compactação e movimentação de terra, conforme Legislação Ambiental vigente. ”Devido a esta grande demanda de resíduos a área atual do aterro está com sua capacidade de armazenamento totalmente esgotada, se fazendo necessário a realização de obras de ampliação”, completou o secretário.

Justo acrescenta que para solucionar o problema, foi contratada uma empresa especializada para a realização de obras complementares de expansão no Aterro Sanitário Municipal, referentes à abertura de célula em área contígua à encerrada anteriormente (obra complementar) e abertura de nova célula na área de expansão do Aterro Sanitário Municipal, contemplando serviços de Terraplanagem; Drenagem de Chorume; execução de Lago de Chorume; aquisição e instalação de geomembrana 1 mm de PEAD e execução de dreno de gás com utilização de tela e pedra de mão e tubo, a fim de assegurar as condições exigidas em Lei.

Finalizando, o secretário de Meio Ambiente enfatiza que, a nova célula do Aterro Sanitário Municipal terá a vida útil de aproximadamente 01(um) ano, sendo que as medidas adotadas são as que melhor atendem o interesse público no momento, podendo posteriormente ser construídas novas células nesta área.

Com apoios e altos investimentos a prefeitura gerencia o Aterro Sanitário