PORTAL COVID-19 / VACINAÇÃO COVID E INFLUENZA

Secretaria de Saúde realiza mais uma etapa do mutirão da catarata

SAÚDE | Em 20/11/2013 às 07h00 - Por Assessoria de Imprensa
Equipe da saúde informa que aproximadamente 800 pessoas já se beneficiaram da cirurgia
Em mais uma etapa do mutirão de catarata realizado pela prefeitura de Arapongas, através da Secretaria de Saúde, na noite do último dia 18, mais 27 pacientes que estavam há anos na fila de espera pela cirurgia, foram encaminhados ao Hospital de Olhos do Paraná. Conforme dados da Secretaria, de julho até agora, mais de 800 realizaram procedimentos, entre consultas, retornos, exames e cirurgias.

Para o secretário de Saúde, Alcides Livrari Junior, o esforço se justifica, pois a única alternativa de tratamento para a catarata é a cirurgia, onde se o paciente não tiver nenhum outro problema de visão, volta a enxergar 100%. "A catarata é a alteração do cristalino, onde essa lente fica opaca com o envelhecimento do organismo, sendo que o avanço dessa condição transforma-se em catarata”, explicou Alcides.

O prefeito Padre Beffa mais uma vez enalteceu os esforços da Secretaria de Saúde para zerar a fila de espera pela cirurgia, destacando principalmente sua importância para estas pessoas que estão recuperando um dos maiores dons, que é a visão. “Continuaremos dando todo apoio necessário nesta ação que é digna de mérito e demonstra a eficiência e força de vontade de nossos gestores de Saúde, em atacar de frente um problema que se arrastava há anos em nossa cidade”, comentou o prefeito. Segundo dados da Secretaria de Saúde, existiam casos de pacientes esperando pela cirurgia desde 2005.