PORTAL COVID-19 / VACINAÇÃO COVID E INFLUENZA

Diretran reforça Campanha de respeito a faixa de pedestre

SEGURANÇA E TRÂNSITO | Em 19/11/2013 às 07h00 - Por Assessoria de Imprensa
Campanha de conscientização é importante tanto aos motoristas, quanto aos pedestres
A prefeitura de Arapongas, através da Diretoria de Trânsito, realizou no último dia 14, um “Pit Stop” na Avenida Arapongas, como forma de reforçar a Campanha Respeite esse Caminho, que incentiva o respeito a faixa de pedestres. A concentração aconteceu em frente ao Santuário Nossa Senhora Aparecida e reuniu agentes de trânsito e servidores da Diretran, que efetuaram a entrega de panfletos e adesivos para motoristas e pedestres que passavam pelo local.

De acordo com as coordenadoras, Gm Michele e Gm Edimara, a Campanha Respeite esse Caminho, foi lançada em setembro deste ano e prevê uma intensificação das ações em 2014, tendo como objetivo primordial o respeito à faixa de pedestres. “ A colaboração e o respeito do pedestre é fundamental para o sucesso da Campanha, pois basta apenas alguns instantes no trânsito para notar que eles normalmente atravessam fora da faixa”, alertou a Gm Michel, concluindo que a Campanha não tem data para terminar e continuará ocorrendo de forma gradativa, até que o cidadão se conscientize sobre a importância de respeitar a faixa, tanto os motoristas, como os pedestres.

PLACAR DA VIDA
A Sestran-Diretran divulgou o Placar da Vida referente ao mês de outubro 2013 apresentando os seguintes números:

- Foram registrados pela Polícia Militar 90 acidentes de trânsito no perímetro urbano. Destes, 3 foram atropelamentos, 5 envolveram bicicletas e 42 envolveram motocicletas e motonetas.

- Em relação ao mesmo período do ano passado, houve uma redução pois foram 117 acidentes registrados no mês de outubro contra 90 em outubro deste ano, O número de vítimas fatais em outubro de 2012 houve 01 morte, e neste mês de outubro não foi registrada nenhuma vítima fatal no perímetro urbano, em que pese ter ocorrido um acidente com vítima fatal na BR 369 (semáforo na saída para Rolândia) porém este foi registrado pela Polícia Rodoviária Federal.

Considerando que a frota de veículos é de 70.700 veículos registrados no município de Arapongas atualmente contra 66.839 registrados até outubro de 2012, os acidentes reduziram, apesar de ainda ser preocupante, principalmente os acidentes envolvendo motocicletas.

A Diretran continua com as campanhas de orientação e educação de trânsito e também intensificando a fiscalização aos infratores de trânsito.