Prefeito se reúne com Guardas Municipais

SEGURANÇA | Em 13/11/2013 às 07h00, atualizado em 13/11/2013 às 07h00 Por Assessoria de Imprensa
A integração para as operações das forças de segurança continuam, afirmou o prefeito
O prefeito Padre Beffa participou na manhã desta terça-feira,12, de uma reunião com integrantes da Guarda Municipal de Arapongas, para tratar de assuntos de interesse da guarnição. A reunião aconteceu no Auditório do Centro Administrativo e também contou com a presença do secretário municipal de Segurança, Antonio Glênio Machado.

Entre os principais temas em debate, o prefeito respondeu questionamentos sobre um eventual aumento do número de Guardas que utilizam armamento letal, a construção de uma sede própria para a entidade e a integração com a Polícia Militar, temas que tem pautado as discussões sobre a finalidade da Guarda Municipal, dentro do contexto comunitário e de segurança pública.

Sobre armamento letal, foi informado que estudos já estão sendo realizados para levantar esta necessidade, lembrando que em 2014, os GMs habilitados a trabalharem armados, em um total de 47 homens, passarão por um processo de revalidação do porte de arma. O restante do contingente fará o curso de tiro, para estarem aptos caso a medida seja julgada necessária.

Em relação a construção de uma sede própria, o prefeito informou que não serão medidos esforços para que esta reivindicação seja atendida, acrescentando que já existe um terreno reservado na Rua Tico-Tico Rei, cuja localização estratégica auxiliaria no bom andamento dos trabalhos da Guarda Municipal.

Sobre a interação com a Polícia Militar, o prefeito reiterou que não existe nenhuma determinação por parte do município, que impeça uma atuação conjunta, nos mesmos moldes que vinham sendo feitos e que se mostraram eficientes do ponto de vista técnico e operacional. “Pelo que sabemos, a Guarda Municipal ainda continua a disposição das forças de segurança da cidade, bastando para isso ser acionada pelos canais competentes”, disse o prefeito.

Finalizando, o prefeito destacou a importância deste encontro com a Guarda Municipal, frisando que, "com isso se abre um importante canal de diálogo para dirimir dúvidas e estreitar os laços de atuação com a entidade, visando unicamente o bem comum da comunidade".

O Secretário de Segurança destacou os novos cursos para aptidão dos agentes da GM